Especialistas destacam as expectativas do setor para 2023
Cada vez mais aquecido nacionalmente e com uma forte correlação com a economia nacional, o setor de construção civil apresentou um desempenho positivo nos últimos anos. Registrando um crescimento significativo no mercado de trabalho, o setor gerou cerca de 430 mil novas vagas com carteira assinada entre março de 2020 a maio de 2022. Os dados são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que também destacou o crescimento da área em 17,7%, considerando o período de setembro de 2021 a setembro de 2022.
O estudo aponta que no ano passado, a maioria dos estados brasileiros tiveram um aumento significativo na geração de novas vagas de emprego. No acumulado de janeiro a outubro de 2022, a Bahia chegou a 24.479 novas oportunidades de empregos formais, sendo 10.106 apenas em Salvador. Na lista de estados mais expressivos também aparecem São Paulo com 71.063 vagas, Rio de Janeiro que chegou a 33.410, Minas Gerais ofereceu cerca de 24.071 vagas durante esse período e Santa Catarina que aparece com 17.075.
No entanto, mesmo com números expressivos nos últimos anos, o crescimento ainda continua 19,6% abaixo do que a atividade já apresentou no país. Para mudar essa realidade, o setor de construção civil vai depender de condições ainda mais favoráveis para voltar a deslanchar já durante o segundo semestre de 2023.
Contudo, para 2023, a CBIC prevê crescimento de 2,5% para o setor da construção civil, considerando o ritmo de três anos consecutivos de expansão do segmento acima da economia nacional. Além disso, o ciclo de negócios do mercado imobiliário em andamento e a demanda habitacional sólida contribuem com a previsão positiva dos especialistas. Ainda segundo a avaliação da Câmara, os investimentos no setor devem atravessar a área de infraestrutura nos próximos anos.